Schadenfreunde

Originária do alemão, esta palavrinha estranha e difícil de falar tem um significado muito interessante, ‘”schadenfreunde” nada mais é que “o prazer pela desgraça de alguém desprezível”.

Curioso é que apesar de não haver no português uma palavra correspondente, este é um sentimento que todos temos em algum momento. Não necessariamente para com pessoas de nosso convívio, mas também por personagens de ficção. Quem nunca, diante de um último capítulo de novela não exclamou “Bem feito! O otário se ferrou”.

E isso desde a nossa mais tenra idade. Sentimos schadenfreunde quando a bruxa da Branca de Neve despencou do precipício, quando o Capitão Gancho foi devorado pelo crocodilo, quando o Lobo Mau foi aniquilado pelo caçador e quando determinado zémané foi eliminado do BBB.

Sentiremos schadenfreunde quando determinadas figuras públicas tiverem a contrapartida do que fizeram e quando roubarem o som do carro daquele seu vizinho que compartilha seus funks com quem estiver num raio de 5km.

Sentimos quando o touro pega o toureiro, quando o ladrão fica entalado na janela e, (perigo, perigo), quando a polícia estoura os miolos de algum “bandido”.

Sentimos schadenfreunde quando a bruxa arde na fogueira do inquisidor!

Como diria Schopenhauer:

“Neid zu fühlen ist menschlich, Schadenfreude zu genießen teuflisch.”  – É humano sentir, deleitar-se com a Schadenfreude é diabólico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: