Step by Step

Seria este meramente o título de uma música dos gloriosos New Kids On The Block, reverenciados por toda adolescente do fim dos 80, começo dos 90, ou até de uma obscura canção do Alan Parsons Project, mas não é.

Para você, feliz morador da cidade de São Paulo, “Step By Step”, ou “degrau por degrau” pode ter sido a cruel descrição de uma insólita aventura vivida nos últimos dias.

Notícias nos portais de internet dão conta de que 104 árvores foram derrubadas pelas tempestades de verão. Isso quer dizer que em 104 locais diferentes, carros foram amassados, fachadas de prédios danificadas, ruas foram bloqueadas e fios arrancados, causando falta de energia elétrica.

Em uma cidade com o grau de verticalização de São Paulo, falta de energia elétrica significa elevadores fora de funcionamento e, por conseguinte, escadas.

Se você mora no 1º andar, ok… 2º, 3º ou 4º, tá valendo. 5º, 6º, 7º e 8º começa a complicar, e daí pra cima, digamos que vossa excelência está lascada!

Mas enfim, aconteceu. Você está lá embaixo e precisa subir. Então, intrepidamente, você respira fundo e vai.

No começo os degraus não pesam e vão numa boa, mas conforme começam se acumular atrás de você, as coisas vão ficando mais difíceis. Escalar o 265º degrau é infinitamente mais penoso do que subir o 1º, ainda que ambos tenham exatamente o mesmo tamanho.

Suas pernas começam a tremer, os pulmões já pensam em procurar o sindicato para reivindicar aposentadoria especial, os ombros caem e o cérebro começa a se desorganizar, fazendo a escada a frente dançar como se fosse uma serpente.

Você começa a se perguntar por que foi querer morar tão no alto, por que você não sabe voar e essas coisas. Uma vontade louca de desferir impropérios toma conta de seu coração, mas o fôlego já não permite. Por falar em coração, este dá sinais de sair pela boca.

Daí você chega em seu apartamento e a alegria toma conta do seu coração enquanto você se atira no sofá mais próximo… até lembrar que vai tomar banho de canequinha e esquentar comida no fogão…

… and she’s buying a stairway to heaven…

scalinatta infinta

Deixe um comentário