Chega de Fotos

Tá aí uma coisa que aborrece! Tirar fotos a toda hora.

Como comentei aqui, com o advento e popularização das câmeras digitais, e sua incorporação aos telefones celulares, todo mundo toda hora está tirando uma fotografia de alguma coisa, por mais banal que seja.

Aplicativos como o Instagram possibilitaram a todos nós sermos contemplados com incríveis imagens de, por exemplo, um hamburger que um amigo seu está prestes a devorar.

Mas chato mesmo é ter que parar a toda hora para posar para fotos. E ainda ficar lá por um tempão porque a mesma foto deverá ser registrada por dezenas de câmeras.

É absolutamente anticlimático quando estamos em uma festa, todos se divertindo, conversando, dançando e sei lá mais o quê e alguém interrompe tudo com aquela “Junta aí pra eu bater uma foto”… É como intervalo comercial durante um filme.

Pior ainda quando você, depois de algumas cervejas, está louco para chegar no banheiro e não pode ir logo porque estão tirando uma foto e você não pode entrar na frente.

Mais ainda, quando vemos o resultado das fotos, a maioria das pessoas está com cara de bobo, com um sorriso esquisito, porque a foto demorou. Outros piscaram bem na hora, outro olhou pra outro lado… Enfim, uma desgraceira.

É péssimo interromper um momento que está acontecendo por conta de se guardar uma lembrança. A vida é agora, está acontecendo.

Se estamos vivendo um momento feliz, por que interromper o presente para levar ao futuro uma lembrança do passado?

Tá bom, vai… Entendo que se queira guardar pequenos souvenirs de bons momentos, maaaassss… as melhores fotos são aquelas que capturam a espontaneidade das coisas. São tão mais legais aquelas em que as pessoas são capturadas distraídas, sendo elas mesmas sem tentarem o sorriso de comercial de creme dental…

Por favor, vai? Não interrompa a vida para tirar uma foto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: