O Símbolo dos Anos 80

Antes de mais nada digo aqui que não me refiro aqui aos anos 80 de verdade, mas sim àquela década mítica, celebrada em e-mails e sites da internet, festas Trash e afins.

Isto posto…

Mais do que ternos com ombreiras, toneladas de gel no cabelo, maquiagens extravagantes mullets, sintetizadores, lasers e cores berrantes, a música pop dos anos 80 é marcada pelos indefectíveis solos de saxofone.

Nada daquelas intervenções jazzísticas, ou então algo saído do meio de um naipe de metais. O solo de saxofone dos anos 80 tem um estilo próprio, único e completamente identificável.

Nos anos 80, saxofone era visto como algo sexy, descolado, bacana, maneiro. Toda banda pop que se prezasse teria um saxofonista. Uma música era muito melhor se em dado momento se pudesse ouvir aquele “fuééééééééééééénnnn” roncando no meio da base.

Será que “Never Tear Us Apart” do INXS causaria arrepios nas meninas dos anos 80 sem aquele solo de sax? E o contraponto de “Who Can it Be Now?” do Men at Work? Teria “We Don’t Need Another Hero” da Tina Turner o mesmo impacto? O Bowie entrou na onda com “Modern Love”. E a tensão do interlúdio de “Rio” do Duran Duran, estaria lá?

E o que dizer da sensualidade de “Smooth Operator” da Sade? Ou “Careless Whispers” do Wham!, do glorioso George Michael?

E em terra brasilis, que tal Guilherme Isnard, mais posando do que tocando em “Agora eu Sei” de sua banda, o Zero? E Paulo Miklos mandando muito bem em “Flores” dos Titãs? E o ícone mor do pop sax brasileiro George Israel, do Kid Abelha? O que seria o refrão de “Pintura Íntima” sem ele?

Diga aí, o saxofone é ou não o ícone mor dos anos 80?

Isso era o máximo nos 80's.

2 Respostas to “O Símbolo dos Anos 80”

  1. Olá. Eu gostaria de convidá-lo/a para o lançamento do meu livro, “O saxofone pop dos anos 80”, que se realizará no dia 30 de agosto, às 18:00 hs, no Espaço Multifoco, localizado à Av. Men de Sá, 126, Lapa, Rio de Janeiro. Eu ficaria muito feliz em recebê-lo/a. Conto com sua presença. Até lá.

  2. […] outro dia que um dos grandes símbolos dos anos 80 era o saxofone. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: