Anarquia! Oi! Oi!

Não adianta, o melhor modo de vida seria mesmo a anarquia… Mas antes, precisa ficar bem claro que anarquia não é sinônimo de bagunça ou desordem. Segundo definido pela gloriosa Wikipédia, “anarquia” vem do grego “an” – sem e  “arkhê” – governo, soberania, magistratura.

Muito longe de um conceito de rebeldia extrema, isto significa uma sociedade em que não há poder estabelecido e que todas as pessoas vivam em liberdade absoluta, sem restrições legais e limites morais. Cada um vive segundo sua própria razão e consciência.

O problema é que o ser humano não está minimamente capacitado à liberdade total. Ninguém está pronto para viver em anarquia. Isso porque a anarquia presume um respeito total ao próximo e um senso tão extremo de igualdade que não haveria a necessidade de um poder estabelecido que regulasse os conflitos entre estas pessoas.

Ou seja, a liberdade total pregada na anarquia não é “eu faço o que quero e lasque-se o resto”, é um conceito muito mais amplo que isso. E aquela coisa de “minha liberdade acaba onde começa a do outro” levada ao pé da letra. É a consciência plena dos direitos, mas acima de tudo, dos deveres de cada um e seu papel na sociedade.

Não estamos prontos para isso. O ser humano e extremamente egoísta e não consegue se enxergar no outro como igual. Em qualquer sociedade, em qualquer extrato sócio-econômico, seja em relações entre povos diferentes, seja entre um mesmo povo, ou até na mesma família, a maioria esmagadora dos indivíduos tentará se sobrepor de algum modo aos demais.

Daí a necessidade de governo, “Del Rey”, de alguém que diga o que pode e o que não pode ser feito e por quem.

Triste, mas real. A humanidade nasceu para viver de cabresto.

Uma resposta to “Anarquia! Oi! Oi!”

  1. Zeh Rodrigues Says:

    Verdade Pura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: