Pisando em Ovos… de novo…

O assunto é delicado e sabemos que nenhuma forma de preconceito ou racismo pode ser aceitável, justificável ou sequer tolerável. Entendemos também que a tolerância mediante o diferente deve ser adotada à priori, mas tem o outro lado da moeda.

Falo especificamente no caso de migrantes, sejam eles saídos de qualquer lugar para qualquer outro e em qualquer condição.

Pessoas buscam morar em lugares diferentes dos que nasceram pelos mais diferentes motivos e acredito que tenham o direito de faze-lo, assim como é de bom tom que os nativos da cidade destino o recebam bem.

Porém, há um aspecto a ser considerado neste caso, o migrante está chegando em um lugar novo, diferente do dele, onde há outros hábitos, outros costumes. Sendo assim, aquele que busca viver em outro lugar, deve se adaptar, se enquadrar nos códigos de conduta locais e tentar viver como vivem os nativos.

Não que o migrante deva abandonar sua identidade e sua cultura, maas, da porta de casa para fora a cultura é outra, os tratos são outros e a identidade é outra.

É bem sabido também que nenhum migrante consegue se integrar 100%, há uma resistência por parte dos nativos que pode variar de caso para caso, mas não há como negar que se o migrante se preocupar em falar o idioma local, prestar atenção em como as pessoas se tratam e imitar, não sair desfilando a praticar hábitos que sabidamente chocam a cultura local, ajuda!

Veja o caso do Brasil, todo brasileiro adora um gringo! Acha legal, divertido, quer conversar, saber quer entender como é lá, essas coisas. Se o cara for gente boa então, o brasileiro já vai querer estreitar os laços diplomáticos com a nação de seu amigo.

Então, em caso de migração, procure entender os locais, procure se integrar na medida do possível. Acredite, facilita! Se mostre disposto as adaptações e veja no que dá. Não é garantia de sucesso, mas afrontar é que não vai funcionar.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: