O Tempo do Rock

Qual é o tempo do rock? O que define o que é novo, o que é velho, o que é moderno, o que é antigo?

O rock, meu amigo, é atemporal. No rock, qualidade soma, não substitui. Uma nova banda boa entra para o clube dos clássicos quando sobrevive ao teste do tempo, não toma o lugar dos que lá estão.

No rock não existe novo, velho, moderno ou antigo. No rock só existe bom e ruim.

Um pequeno exemplo é o altamente recomendável filme “It Might Get Loud” estrelado por Jimmy Page, do Led Zeppelin, The Edge, do U2 e Jack White, do White Stripes. No filme, os três falam de suas experiências com a guitarra, o que os fez entrar na música e o que buscam com ela.

Duas coisas chamam muito a atenção no filme, a primeira é como Page se sobrepõe naturalmente aos outros. Preste atenção na cara dos outros dois enquanto ele toca o riff de Whole Lotta Love.

A outra, é Jack White dizendo que não importa o que ele faça com a música, na verdade ele está buscando o som de um velho disco de blues em que o músico canta acompanhando-se apenas por palmas.

Ou seja, a grandiosidade de Page nos anos 60/70 ainda faz sombra sobre o rock atual, e White, um dos líderes mais inquietos da nova geração do rock, está na verdade tentando chegar na essência do blues mais primário.

O que isso na verdade quer dizer? Que não há na verdade a menor necessidade de uma busca alucinada pelo novo no rock. O novo vem sozinho. E o rock não precisa ser salvo, ele vai muito bem, obrigado. Resiste há anos às mais diversas modinhas. Ele se reinventa e se recicla o tempo todo.

Salvadores do rock, picaretas e revisionistas aparecem aos montes e ficam pelo caminho. No final das contas o que permanece é o que realmente tem valor.

O tempo do rock é agora, desde 1955, e não tem previsão de passar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modernos? Antigos? Não, apenas bons…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: