O Curioso Universo das Diaristas

Muito interessantes são estas profissionais tão presentes na vida de nós classemedianos que não temos dinheiro para termos uma empregada fixa indo todos os dias à nossa casa, mas também, devido a falta de tempo optamos por contratar uma pessoa que nos dará aquele alívio na incrível, maçante e sofrida tarefa de fazer faxina. Para casos como este surge a diarista.

Aquela moça ou senhora que virá à sua casa em intervalos regulares para dar aquele tapa na limpeza e em alguns casos uma passadinha na roupa.

Aí temos duas variações, aquelas a quem deixamos sozinhas em casa enquanto trabalhamos ou no caso de mães donas de casa atarefadas, aquelas que ficam em casa junto com os contratantes.

No primeiro caso, além de eventualmente tomar aquele cano, é sempre uma surpresa voltar para casa em dia de limpeza. Você nunca sabe onde vai encontrar seus objetos que podem estar alocados nos mais diversos e criativos lugares.

Já tive a oportunidade de encontrar refratários retangulares empilhados com os redondos, vasos no meio da sala, caixas de som empilhadas do modo mais impróprio, balanças de banheiro colocadas na vertical e acreditem, uma chave no congelador!!! Quisera eu saber a motivação para tal, mas não tive coragem de perguntar. E isso tudo sem comentar alterações na decoração da casa inteiramente grátis.

Quando ficam sozinhas em casa, ataques à geladeira são frequentes. Nada demais não fosse o curioso fato dos itens consumidos serem na maioria das vezes supérfluos, guloseimas em geral. Nunca ocorreu lá em casa da diarista ter preparado um almoço e mandado ver, mas chocolates, iogurtes, doces, latas de leite condensado e outras coisas do gênero sempre sofrem algum tipo de desfalque. Um amigo meu uma vez teve a surpresa de não encontrar uma garrafinha de uma cerveja especial que ele tinha comprado para degustar após um árduo dia de trabalho.

Já aquelas donas de casa que compartilham o espaço com a diarista, conseguem controlar melhor a colocação dos objetos de volta a seus devidos lugares e também o que sai e o que não sai da geladeira. Em compensação, são brindadas com várias intervenções em qualquer conversa sobre qualquer assunto, sugestões sobre como isso ou aquilo deveria ficar, relatos extremamente detalhados sobre a vida das outras donas de casa para as quais a diarista trabalha e passam agradáveis horas sem ter onde ficar enquanto a casa está de pernas para o ar.

Mas é isso ou então dedicar suas manhãs de sábado à incrível tarefa de lavar azulejos, tirar pó, passar pano em tudo… Por isso, respire fundo e releve. E melhor assim.

Uma resposta to “O Curioso Universo das Diaristas”

  1. Luciana Says:

    Adorei!! É exatamente isso… Eu faço parte das que ficam em casa com elas e… Poooottttsss… Conheço mais a dona da casa que ela limpas as quintas do que meu marido… kkkkkkkkk
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: