Mais Mais

Qual a semelhança improvável entre o João Gilberto, o Sonic Youth, o Dream Theater e o Krisiun?

É simples, cada um dos supracitados tenta ser o “mais” alguma coisa. O mais sofisticado, o mais diferente, o mais virtuoso e o mais brutal. Todos eles se esforçam bastante em seus objetivos e por vezes pode-se dizer que atingem suas metas.

Porém todos eles se perdem em um momento crucial da coisa toda, eles se esquecem de serem legais. Sim, afinal de contas, estamos tratando de música aqui e música acima de tudo tem que ser legal. Pouco importa quantos acordes dissonantes você toca, se você usa afinações alternativas, se conhece mais escalas ou a quantos BPS você toca. Tudo isso é superado facilmente quando ouvimos o velho “one, two, three, four…” dos Ramones.

Não que a simplicidade seja a chave de tudo. Há muitas tentativas de sofisticação que soam bem legais, o Police por exemplo, ou os Beatles.  Assim como o virtuosismo do Jeff Beck, a velocidade do Megadeth e a esquisitice dos Mutantes. Destes, cada um a seu modo explorou determinadas características mas tendo sempre a música em primeiro plano.

É óbvio e ululante dizer que um Mi Maior do Malcom Young vale mais que todas as escalas juntas do John Petrucci. Mas por que? Porque o Mi Maior do Malcom vem cheio de sinceridade, sem ter que dar explicações, sem ar blasé e sem se preocupar com o mundo. Ele quer tocar o Mi Maior e toca sem medo de ser feliz. Não precisa de um E6/11+ só para não soar óbvio, nem que este Mi seja precedido por uma série de arpejos para parecer complexo, nem de microfonias para ser diferente, muito menos ser repetido 650 vezes em cada compasso para ser rápido.

No final o que ficam são as grandes músicas. O resto é igual a excesso de chantilly no bolo, vai ficar separadinho no prato. Duvida? Então tá: quem acha “All You Need is Love” uma música complexa? É melhor ouvir de novo para responder.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: