Outras Línguas

É emocionante aprender outro idioma. É como se outro universo se descortinasse na sua frente. Você vai descobrindo aos poucos o que cada palavra quer dizer, de qual a forma elas devem se juntar para expressar o que você quer…

Aí você vai aprendendo a música do idioma, como cada fonema chega aos ouvidos, como aquela letrinha pode ter um som completamente diferente do que estamos acostumados. Alguns idiomas são ríspidos e rápidos, outros melódicos e cantantes, outros delicados e outros agressivos.

Outras letras recebem acentos inimagináveis para nós, cedilhas nos “s”, “t”… tils nos “n”, circunflexos nos “i”. Algumas palavras chegam a ter dois acentos!!!

Mas uma língua é sempre o espelho de uma cultura. Atrás dela, estão visões de mundo, sentimentos, percepções, olhares e tantos outros conceitos que fica difícil para um não nativo compreender. Mas é muito divertido tentar.

Aprender uma nova língua não é apenas conhecer palavras equivalentes, mas conhecer um novo modo de ver o mundo. Não é fácil assim. Não basta abrir o dicionário. Tem que conhecer um pouquinho do que pensa o povo que fala aquela língua e tentar pensar como eles, ou pelo menos chegar perto disso.

Então fica a pergunta: você é capaz de ler o que não foi escrito para você? De interpretar códigos que desconhece? De perceber que um texto é mais que uma mera junção de palavras? E de saber em qual conceito está inserida cada uma delas?

Aí é a graça do novo idioma. É quando você começa a falar sem traduzir. Quando você consegue distinguir “sky” de “heaven” e coisas assim. Quando a expressão “la mer” te traz à mente imagens como a abaixo em vez de “o mar”.

laplage

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: