Bassman

Os baixistas são seres incompreendidos. Muita gente sequer sabe por que a “guitarra daquele ali” só tem quatro cordas. Ninguém compreende exatamente o que é ser um baixista. Ok, o baterista faz o ritmo, o vocalista canta e os guitarristas fazem o resto. Até os tecladistas têm sua função compreendida, mas o baixista…

Geralmente o baixista é aquele cara mais quieto, que se mexe pouco no palco e que faz os backing vocals, mas ser um baixista é muito mais que isso. Ser baixista é ser o cara que segura a onda. É ser aquele que faz a ponte entre a percussão e a harmonia, quem casa o ritmo com a melodia, quem pulsa e segura o peso da música.

Como eu sempre gostei de comparar, se uma banda fosse um carro, o baixo seria a suspensão. Você pode até não ficar pensando nela o tempo todo, mas se ela falhar, vai ser um tranco só. Se fosse um time de futebol, seria o volante que toma a bola e sai para o jogo. Não aparece muito para a torcida, mas o técnico jamais abre mão dele.

Tocar baixo é saber que a música está em suas mãos, que você pode inverter a harmonia, alterar a pulsação, baixar a dinâmica e sustentar o ataque.

Tocar baixo é não poder falhar, porque se falhar, aparece um buraco imenso. É manter o tempo enquanto a bateria vira, amaciar as passagens de acordes e segurar a bronca enquanto a guitarra sola.

Dizem que as mulheres não olham para os baixistas. As desinteressantes não olham mesmo.

Anúncios

3 Respostas to “Bassman”

  1. Gostei!! Ah, e o Dunga teria uma banda só de baixistas!!!!hahhahahauahuahuhauh

  2. Boa… O baixista é mesmo um incompreendido… kkkk

    Ficou chic o blog mano! Parabéns!

  3. ah, os baixistas… *suspiro*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: